fearSurge este post da leitura do último post do Juan Carrión, intitulado “¿Por qué las organizaciones se resisten tan activamente al cambio?“.

Este post é uma reflexão magistral sobre as dificuldades de implementar a mudança nas organizações, analisando as suas causas e efeitos e interrogando-se sobre se será preferível desenvolver processos de mudança gradual ou radical.

Quanto a esta última questão, confesso que não sei qual a resposta… provavelmente depende de cada organização, de cada momento vivido e das particularidades da sua cultura organizacional.

Sei todavia que este tema é extremamente actual e que ajuda a explicar a dificuldade das empresas portuguesas em inovarem e em gerirem o seu talento.

E tudo tem a ver com o medo.

Porquê? Porque o medo tolda o nosso empreendedorismo e a nossa capacidade de acção.

Medo de quê? – perguntarão…

Bem, de muitas coisas, mas essencialmente medo do desconhecido, medo do erro, medo de falhar e medo de perder dinheiro, status ou poder.

Quer isto dizer que o medo é mau? Não. O medo faz parte da natureza humana e se não fosse o medo não conseguríamos tomar boas decisões – cf. o meu post “Gerir num Mundo Pós-Racional“.

A grande diferença está naquilo que decidimos fazer com os nossos medos! Vamos assumir que eles nos desafiam a mudar o nosso destino e partimos para a acção, ou achamos que isso não está ao nosso alcance e rendemo-nos ao nosso já tradicional “sebastianismo”? Tudo tem a ver com a nossa percepção de capacidade e com o nosso locus de controle – cf. o meu artigo “A Pesada Herança de Roma“.

Deixo-vos com um vídeo da Carly Fiorina sobre a dinâmica do medo e da mudança.

Enjoy it 😉 !

2 thoughts on “Medo: o inibidor do talento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s