Factos, Recomendações, Reflexões

Clube do Optimismo: incubadora de talento


optimism-784009Tomei contacto com o Clube do Optimismo através de uma peça do Diário de Notícias, intitulada “Aprender a Dizer Adeus a Maus Sentimentos“.

Confesso que ainda não tive tempo para me ir inscrever como sócio, mas a vontade de o fazer ficou, e o interesse pelo tema também 🙂

Fundado por Maria do Carmo e Manuel Oliveira, psicólogos clínicos, o clube tem por objectivo promover uma educação mais positiva, que aumente a auto-estima e a auto-confiança, desenvolvendo competências com base na crença do que somos capazes de realizar, e não no medo de falhar.

Este clube foi criado com base nos princípios da psicologia positiva, que defende o poder das emoções positivas no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do talento, promovendo uma ética da felicidade no alcance do sucesso adaptativo.

O potencial desta abordagem, que tenho defendido ao longo do tempo e que a minha experiência comprova – cf. posts “Talentologia – parte II”  e “Inteligência Emocional na Gestão do Talento” -, tem sido também defendido por inúmeros amigos e companheiros de jornada, como por exemplo o Miguel Pereira Lopes – cf. a entrevista dele no DN Online, em que advoga a psicologia positiva como enabler da educação para o empreendedorismo.

A verdade é que esta corrente tem muito para dar à nossa sociedade e à forma (não) saudável como hoje procuramos ser competitivos. A verdade é que a nossa herança cultural nos formata para a obediência e conformidade ao poder, e sempre com medo das punições (ainda agora acabei de dar um berro ao meu filho Afonso, para que obedeça ao avô…), e praticar algo contrário a esta herança torna-se uma disciplina difícil – cf. o meu artigo “A Pesada Herança de Roma“.

Por isso mesmo quero inscrever-me rapidamente num dos cursos ou das workshops do Clube do Optimismo, que se destinam não só a crianças como a adultos, com reflexos positivos seja na educação que damos aos nossos filhos, seja na forma como interagimos com os nossos colegas, chefes ou subordinados (e vejam só a carga simbólica destas palavras, herdadas da nossa “cultura castigadora”!).

Deixo-vos assim alguns recursos adicionais sobre o Clube do Optimismo e a Psicologia Positiva. Enjoy it 😉 !

Positive Psychology Center

“Tristezas não pagam dívidas”

“O copo está meio cheio ou meio vazio?”

TED TALKS – Martin Seligman: What positive psychology can help you become

5 opiniões sobre “Clube do Optimismo: incubadora de talento”

  1. Acredito no poder do pensamento positivo.

    Quando estou optimista, vejo tudo às cores e em movimento fluido em direcção ao meu objectivo. É poderoso esse estado.

    Gostaria de ver mais tempo a cores…

    Gostar

  2. E que tal o club do optimismo abrir uma delagação cá na cidade do Porto.
    Disponibilizo-me para trabalhar com a vossa equipa. Sou Assistente social e estou a preparar um módulo de formação que se vai chamar “IMPULSO PARA A FELICIDADE”.
    Abraço fraterno
    Chalana

    Gostar

  3. Olá! Vi uma reportagem na televisão sobre voces na tv e ADOREI! Gostava de fazer parte do Clube do Optimismo. Mas não sei como fazer! Só há em Lisboa? Respondam-me POR FAVOR!

    Desculpem o incómodo!

    Obrigada pela atenção!

    Maria

    Gostar

Deixe um comentário