EV_3263_20101015547542745000Surge este post a propósito de um dos mais notáveis acontecimentos em que participei no ano de 2012. Estou-me a referir ao TEDx Boavista, uma iniciativa TED promovida localmente, e que decorreu no Palácio de Cristal, reunindo centena e meia de participantes para ouvirem algumas das melhores conversas TED dos últimos tempos.

Começo por dar os parabéns ao meu estimado amigo Pedro Coelho, grande dinamizador desta iniciativa, que, contra todas as adversidades, lá conseguiu colocar de pé este evento inesquecível.

A abrir o evento, não poderiam ter escolhido melhor orador: Mark Mekelburg, fundador da já conhecida e meritória Operação Nariz Vermelho, veio contar-nos como foi que decidiu tornar-se palhaço. Sim, palhaço!!!

Como devem imaginar, este não é o sonho de qualquer mãe para o futuro dos seus filhos. Tipicamente querem que os filhos sejam engenheiros, economistas ou qualquer outra coisa “bem comportada” 🙂 Mas nunca palhaço (excepto provavelmente a TéTé e seus colegas de ofício, que bem sabem como pode ser bom ser palhaço).

Mas adiante: numa pequena conversa de dezoito minutos, o Mark emociona-nos a relatar como descobriu o verdadeiro sentido para a sua vida, contra todas as convenções, mas atribuindo enorme sentido à sua caminhada por este mundo.

E é nisso precisamente que reside o carácter inspirador da sua mensagem: quando ele diz que todos nós temos um palhaço dentro de nós, o que ele pretende dizer é que todos nós temos um propósito na vida, que nos move e ilumina, mesmo que esteja recalcado por debaixo de toneladas de convenções sociais e bom-senso mediano (já sobre isso falei nos meus posts Gestão da Felicidade e A felicidade como motor do talento).

Tipicamente, ele está presente em nós de forma radiosa na nossa infância, sendo que ao longo da vida é possível, se não mesmo provável, que nos vamos esquecendo dele, devagarinho… e por isso mesmo em adultos rimos muito menos do que em crianças, pois não estamos iluminados pelo prazer de fazer aquilo que gostamos e que verdadeiramente representa a essência dos nossos talentos.

Deixo-vos com o vídeo do Mark, verdadeiramente imperdível!

Enjoy it 😉

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s