Praia Fluvial do CarvoeiroFindo o período estival e já de regresso ao activo, não resisto a partilhar alguns dos exemplos de “talento aplicado” que encontrei por esse país fora.

Tipicamente quando pensamos em talento, ou nos ocorre falar em gestão dos talentos nas multinacionais, ou em “estrelas desportivas” e transferências milionárias ou, no limite extremo televisivo, ocorrem-nos programas como o “Ídolos” ou o “Masterchef”. Hoje quero falar de outro tipo de talento, que permanece muitas vezes anónimo, ou, no mínimo, discreto.

É um tipo de talento que é feito de aplicação prática no quotidiano, produto da imaginação, esforço e excelência diários de muitos empresários e profissionais por esse Portugal fora, e que nos dão um retrato do País muito menos depressivo do que aquele que aparece nos jornais.

Já em tempos abordei este tema, em posts intitulados “Portugal no seu melhor” e outros equivalentes. Neles, falei de investigadores, banqueiros, CEO’s, atletas, criadores de todo o tipo, entre outros exemplos mais ou menos conhecidos.

Agora falo em pessoas mais comuns, mais discretas, que se ocupam de actividades mais mundanas (ou, pelo menos, vistas como tal!). Mas é precisamente por isso que têm tanto valor: fazem algo de bom, mesmo que não demos por isso de forma bombástica, e quase que damos o que de bom fazem como algo “natural”, como um dado adquirido. Mas não é. Razão pelo qual importa divulgar e acarinhar aquilo que fazem. E é isso que pretendo fazer com estas crónicas de Verão 😉

Começo por vos falar de um exemplo do que se faz bem neste país, do que pode ser um exemplo de excelência ao nível da iniciativa autárquica, neste caso: falo-vos da Praia Fluvial do Carvoeiro.

Para quem não conhece este belo exemplo de turismo e veraneio de qualidade, a Praia Fluvial do Carvoeiro situa-se na localidade que lhe dá o nome, a bela aldeia do Carvoeiro, que dista cerca de 25 minutos de Mação.

Esta praia é uma agradável surpresa para todos aqueles que a visitam, não só pelo enquadramento natural, mas também pela qualidade das suas infra-estruturas.

Tendo feito este ano nas férias um circuito de praias fluviais pela zona Centro de Portugal, tenho de dar o testemunho de que esta foi a que me mereceu o melhor “rate”! Falo-vos de uma praia escondida no meio do pinhal, completamente rodeada de natureza intocada, cuja paisagem vale só por si um prémio! Mas não pensem que o facto de ser isolada a torna menos sofisticada ou confortável: antes pelo contrário!

Esta praia dispõe de pessoal de apoio, incluindo nadadores-salvadores, está infraestruturada com zonas de areal e de relva, bem como bem fornecida de sombras. A zona de banhos está represada, o que significa que não sofre os problemas de falta de caudal em anos mais secos, mantendo sempre a água em circulação, o que garante a sua frescura, limpeza e oxigenação. Por isso mesmo, esta praia tem Bandeira Azul!

Dispõe de vários equipamentos que permitem ao visitante passar ali um dia agradável, como balneários, bar, parque de merendas, churrasqueiras, posto médico, parque de estacionamento e está dividida com zona de banhos para adultos e para crianças (o que permite que as crianças se divirtam à vontade e os pais possam descansar 😉 !).

O isolamento só se nota em algumas rupturas de stock no bar, porque os fornecedores só por lá passam uma vez por semana, mas isso é largamente compensado pela simpatia do pessoal que nos atende 🙂

A tranquilidade com que lá se goza um bom dia de praia leva a que recomende vivamente a que por lá passem a conhecer, ou que lá voltem a apreciar. Este é um bom exemplo de um espaço que foi bem pensado de raiz, bem intervencionado e que está a ser muito bem gerido pela Câmara Municipal de Mação. Parabéns!

Deixo-vos com um vídeo que noticia os prémios que esta praia já ganhou. Enjoy it! 😉

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s