De Saurimo até Catoca…

Após uma semana de intenso trabalho em Angola, estou prestes a regressar a Lisboa.

Como referi no meu post anterior, desta vez a experiência levou-me até ao extremo nordeste do país, no planalto da Lunda. Na Sociedade Mineira da Catoca, tive o desafio de colaborar com uma equipa dirigente dinâmica e multifacetada, que retrata o mosaico inter-cultural que compõe o capital humano deste potentado diamantífero.

Terminei o meu último post dizendo que iria tomar contacto com a fibra desta equipa… pois bem, confirmaram-se as minhas melhores expectativas! Encontrei uma equipa de gente boa, calorosa e boa anfitriã, que me fez sentir em casa desde os primeiros minutos.

Encontrei também uma equipa de gente empenhada, preocupada com o futuro da sua organização e do seu país, com orgulho no contributo que todos os dias dão para ambos.

Trabalhei com um grupo de pessoas muito diversificado nas suas origens: brasileiros, angolanos, portugueses e até russos! No caso destes últimos, nem a barreira linguística foi obstáculo a um trabalho fortemente profissional e produtivo!

Vista do apartamento
Complexo de Catoca: vista do meu alojamento

A diversidade também se verificou nas áreas de conhecimento com que contactei: geologia, engenharia, gestão, economia, biologia, etc. Todos dos melhores do mundo nas suas áreas de especialidade, mas sempre com uma vontade de aprender enorme! Espero ter podido ajudá-los com o meu contributo. Eu de certeza aprendi muito com eles 🙂

 Regresso assim a Lisboa cansado mas com uma agradável sensação de missão cumprida. Mais uma viagem a Angola que se torna numa boa história para contar. Outras se seguirão certamente!

Deixo-vos um vídeo institucional sobre a Sociedade Mineira de Catoca, que vos dará uma ideia daquilo que aqui encontrei. Enjoy it! 😉

Deixe uma Resposta

