Como podem os leitores constatar, a minha aventura pelo “appleverse” não pára. De facto, depois de começar pelo iPod e continuar pelo iPad, era chegada a hora de fazer a verdadeira grande “migração tecnológica”: largar os PC’s e passar a usar um Mac!

Assim, deixem-me apresentar-vos a minha recente coqueluche informática: o fantástico MacBook Air de 13″.

É curioso como a conversão ao “appleverse” é poderosa: antes eu tinha um ultrabook da Toshiba com Windows 7, 8 Gb de RAM, 256 GB de SSD e um processador Core i7.

O meu actual MacBook Air não é tão potente: apesar de ter também 256 Gb de SSD, tem apenas 4 Gb de RAM e o processador é um Core i5. Todavia, o que  é absolutamente surpreendente é que esta máquina, com características inferiores mas com o fantástico sistema operativo OSX Lion bate 10 a zero a prestação do Toshiba!

Porquê? Porque o sistema corre de forma fluida e eficiente, é muito mais intuitivo e não tem qualquer tipo de bug! Aqui nota-se de forma poderosa as vantagens de uma abordagem integrada entre software e hardware, pois a verdade é que eu nunca fiquei com o computador lento, nunca “crashou”, nunca precisei de o reinicializar e nunca perdi tempo a gerir ineficiências!

Também o clássico tema das incompatibilidades com o ecossistema Windows se revelou uma falsa questão: o ecossistema Apple tem uma coisa fantástica chamada App Store, onde encontro sempre uma aplicação que me ajuda quando me cruzo com algum ficheiro incompatível. E o mais fantástico é que as apps para o fazer ou são gratuitas ou são significativamente acessíveis em termos de preço!

Por outro lado, a curva de aprendizagem é notavelmente rápida, pois os sistema é extremamente intuitivo, e é muito fácil encontrar excelentes tutoriais que nos ensinam como tirar proveito do OSX Lion! Por outro lado, a máquina vem dotada de fantásticas possibilidades, como o conjunto de “smart gestures” que podemos usar com o trackpad do Mac, que se torna um verdadeiro auxiliar do utilizador.

Para além disso, A Microsoft tem uma suite do Office especificamente para Mac, o que resolve a maioria das necessidades de interacção com utilizadores Microsoft. Por outro lado, as soluções Apple para produtividade são óptimas: não imaginam como é mais fácil fazer uma apresentação em Keynote em vez do velhinho e quadradão Powerpoint ! Além disso, ficam muito mais giras 🙂

Posso dizer hoje com segurança e conhecimento de causa que a minha produtividade cresceu em pelo menos 50% com o uso desta máquina, já para não falar do gozo na sua utilização, que teve uma progressão estratosférica.

Pequenos pormenores como cabo de alimentação MagSafe mostram o cuidado que a Apple coloca nos pormenores: o sistema de fixação por ímanes faz com que tropeçar no cabo de alimentação deixe de ser uma preocupação! Por outro lado a leveza, o finíssimo e elegante chassis unibody em alumínio e o excelente écran fazem deste MacBook Air uma máquina imbatível!

Já agora, deixem-me acabar com alguns mitos: o MacBook não aquece muito apesar de não ter o clássico ruído da ventoinha, e a bateria tem um rendimento fabuloso, que pode variar entre as cinco e as nove horas de utilização, graças ao magnífico software de gestão de energia. E sim nunca mais me preocupei com vírus ou malware (apesar de ter naturalmente instalado um software antivírus, o que continuo a recomendar vivamente).

Por tudo isto, e apesar de ter resistido firmemente durante 25 anos ao “appleverse”, posso agora confirmar que migrar para o ecossistema Apple foi uma das melhores decisões dos últimos tempos! Mais uma vez, obrigado Steve Jobs! 😉

Abraços e até breve! 😉

4 thoughts on “A minha terceira incursão pelo “Appleverse”

Deixe uma Resposta

