metaphor-illustrationLi hoje um artigo de opinião absolutamente delicioso no Semanário Económico, da autoria da Lucy Kellaway, intitulado “As metáforas no mundo da gestão.

Recomendo vivamente a leitura deste artigo, uma vez que o mesmo demonstra, de forma divertida mas muito acutilante, como o recurso à metáfora, enquanto instrumento de comunicação, se pode tornar absolutamente ridículo, quando se limita a ser usado como fenómeno de moda.

Na verdade, o uso de metáforas disparatadas na literatura de gestão é um exemplo típico de um instrumento que se tornou um fim em si mesmo.

Alguns pretensos gurus da gestão perceberam que quanto mais sensacionalista for o seu discurso mais tendem a vender . Vejam o exemplo do Tom Peters, que gosto imenso de ler mas que não se priva de disparatar amiúde, se isso lhe render mais uns dólares 😉

Seguindo esta lógica, recorreram a todos os meios para “colorir” o seu discurso, sendo que um deles foi o recurso à metáfora. Como a Lucy Kellaway bem nos recorda, o recurso a uma metáfora deve facilitar o processo de comunicação, simplificando ideias e tornando mais fácil a sua compreensão.

Ora, aquilo que ela demonstra de forma tão divertida, é que o recurso indiscriminado à metáfora leva a construções tão floreadas e barrocas do ponto de vista comunicacional que acabam por tornar a ideia absolutamente incompreensível!

… o que mais me gera perplexidade todavia é que isto não significa que estes adulteradores do uso da metáfora vendam menos… o que diz muito sobre a verdadeira literacia dos leitores de livros de gestão.

Estou todavia convicto que, a prazo, o aumento dessa mesma literacia levará ao subir dos standards de exigência dos leitores, desvalorizando esta linha de escrita e preferindo quem usa bem a arte de comunicar, recorrendo de forma adequada à metáfora, bem como a outros recursos comunicativos, como o storytelling.

Divirtam-se com a leitura do artigo da Lucy Kellaway e façam favor de bem usar a arte da metáfora 🙂

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s