Pois é, quanto mais procuro encontrar talentos em português no mundo, mais me cruzo com cientistas portugueses de elevadíssima qualidade 🙂
Desta vez falo-vos de Cecília Arraiano, investigadora agregada do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa. A notícia chegou há alguns meses: uma investigadora portuguesa fora distinguida pela Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO) com o título vitalício de membro.
Segundo Cecília Arraiano, o segredo é viver uma carreira apaixonada, para o que pode contribuir uma figura de referência nos “verdes anos”…no liceu teve uma professora de ciências fantástica que a fez sentir que teria de seguir investigação científica. E é aqui que a sua história começa… (para mais detalhes vejam a entrevista à Ciência Hoje).
Esta história faz-me lembrar a biografia de Carl Sagan, que li há algum tempo, em que ele relata como a sua mãe, Rachel Molly Gruber, aparentemente “uma simples doméstica”, foi uma peça fundamental para o despertar da sua paixão pela ciência e pela astronomia.
Pois é: o talento é uma chama que por vezes se acende com quem menos esperaríamos, não é? Que nunca esqueçamos esta lição de humildade, dada por essa simples “doméstica” 🙂
Deixo-vos com um dois pequenos vídeos sobre Carl Sagan, que espero sejam inspiradores.
Enjoy it 😉
Uma opinião sobre “Os talentos portugueses na ciência são como as cerejas :-)”