sciencePois é, quanto mais procuro encontrar talentos em português no mundo, mais me cruzo com cientistas portugueses de elevadíssima qualidade 🙂

Desta vez falo-vos de Cecília Arraiano, investigadora agregada do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa. A notícia chegou há alguns meses: uma investigadora portuguesa fora distinguida pela Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO) com o título vitalício de membro.

Segundo Cecília Arraiano, o segredo é viver uma carreira apaixonada, para o que pode contribuir uma figura de referência nos “verdes anos”…no liceu teve uma professora de ciências fantástica que a fez sentir que teria de seguir investigação científica. E é aqui que a sua história começa… (para mais detalhes vejam a entrevista à Ciência Hoje).  

Esta história faz-me lembrar a biografia de Carl Sagan, que li há algum tempo, em que ele relata como a sua mãe, Rachel Molly Gruber, aparentemente “uma simples doméstica”,  foi uma peça fundamental para o despertar da sua paixão pela ciência e pela astronomia.

Pois é: o talento é uma chama que por vezes se acende com quem menos esperaríamos, não é? Que nunca esqueçamos esta lição de humildade, dada por essa simples “doméstica” 🙂

Deixo-vos com um dois pequenos vídeos sobre Carl Sagan, que espero sejam inspiradores.

Enjoy it 😉

One thought on “Os talentos portugueses na ciência são como as cerejas :-)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s