Desafios, Factos, Reflexões

Mudar de Vida :-)


feeling-stuckO Mentes Brilhantes volta ao activo após uma pausa de alguns dias, que aproveitei para retemperar forças e que é o culminar de uma fase de reflexão e mudança na minha vida.

Após 3 anos de mandato na Capgemini, integrando o seu Comité Executivo e assumindo a Direcção de Recursos Humanos, é com o sentimento de missão cumprida que dou por terminado um ciclo profissional que só posso classificar de extremamente recompensador e gratificante.

Tendo tido o gosto e o privilégio de liderar um processo de reengenharia de recursos humanos que alavancou um movimento mais vasto de transformação organizacional, reconhecido hoje como um case study divulgado na obra de referência Humanator  e premiado publicamente com o Prémio RH 2008, entendi ser a hora de assumir desafios diferentes que me levam por outros caminhos.

Porquê a mudança? Porque na vida devemos ter a ousadia e a ambição de inovar, mudar e progredir sempre que podemos, mas também devemos ter a sabedoria de perceber qual o momento certo de partir para deitar novas sementes à terra.

A competitividade profissional só se consegue se conseguirmos estar sempre a criar valor percebido pelo mercado e a ultrapassar novas metas e desafios que nos obriguem a crescer e a desenvolver-nos.

Tem riscos? Concerteza. Mas só assim conseguimos concretizar plenamente os nossos sonhos: com esforço, sacrifícios e capacidade de correr riscos. 

Faz sentido à beira de uma crise sem precedentes? Claro. A crise não é só uma ameaça. É também um manancial de oportunidades. Quem arrisca agora ganha vantagem!

É também isto a gestão do talento. Só que aplicado à gestão da nossa própria carreira 😉

Concluído um exigente processo de sucessão que me ocupou nos últimos meses de 2008,  estou plenamente confiante na condução futura da gestão das pessoas na casa que generosamente me acolheu há três anos e da qual agora parto com as melhores recordações e a certeza de que a ela regressarei amiúde para rever colegas e amigos.

No que toca à Capgemini o momento não é pois de “adeus”, mas sim de “até já” 🙂

Nos próximos meses estarei dedicado à minha actividade docente na universidade, bem como ao meu doutoramento e a mais alguns projectos ainda em curso. Dentro de algum tempos dar-vos-ei nota do novo desafio empresarial que irei abraçar.

Até lá, vemo-nos por aqui 😉 !

7 opiniões sobre “Mudar de Vida :-)”

  1. Caro amigo Ricardo Martins,

    Obrigado pela força 🙂

    Claro que continuarei a escrever no Mentes Brilhantes. Conto também continuar a fruir as leituras do Lugar do Conhecimento 😉

    Abraço amigo do

    Ricardo Fortes da Costa

    Gostar

  2. Ola Ricardo,

    Antes demais desejar-lhe um Feliz Ano, que será ao mesmo tempo um feliz ano de mudança.

    Louvo a sua atitude, a sua proactividade e principalmente a sua coragem para abraçar mais um desafio! Nao seria de esperar outra coisa!

    Concordo a 100% consigo quando fala da necessidade de mudança como alavanca para evoluir, como processo de tender para o equilibrio.

    Que este novo “risco” venha repleto de muito sucesso e acima de tudo muita realizaçao pessoal e profissional.

    Beijinhos
    Sara

    Gostar

  3. Minha querida Sara,

    Obrigado pela força 🙂

    Vejo que continua também em frente cheia de motivação e optimismo! É desta energia positiva que todos precisamos 🙂

    Vamos mantendo o contacto por aqui ok?

    Beijinhos

    Ricardo

    Gostar

  4. Caro Ricardo Costa,

    Saudo a sua “lucidez” e tenacidade na prossecução de objectivos claros e determinados.
    Aguardo as suas próximas reflexões com os desejos de continuação dos sucessos académicos e profissionais.

    Jorge Nobre

    Gostar

  5. Caro Ricardo,
    Qualquer momento é bom para repensar prioridades e procurar viver os sonhos. Votos de sucesso para o seu novo desafio.

    Abraço,
    Bernardo R.

    Gostar

  6. Jorge e Bernardo,

    Obrigado pelo estímulo e incentivo.

    Certamente darei nota dos progressos desta nova caminhada neste meu blogue, e terei (espero eu) muito “material” para convosco partilhar 😉

    Abraço amigo do

    Ricardo

    Gostar

Deixe um comentário