Escrevi há tempos um post intitulado “Ciência: o talento não é exclusivo dos gestores“, em que salientava que o talento proliferava em Portugal em áreas menos óbvias, como por exemplo a ciência.

A referência a este conjunto de “heróis silenciosos” que, na discrição dos seus laboratórios fazem história pelo bom nome de Portugal, surgiu após uma animada conversa com um grande amigo meu – Cláudio Gomes -, um dos mais brilhantes investigadores na área da biologia molecular.

Nessa conversa, discutíamos até que ponto a disciplina do Marketing se poderia ou deveria aplicar à Ciência. Esta ideia, que defendi acerrimamente nessa conversa, tem por base o conceito de valor percebido. De facto, diz-me a experiência que o nosso valor depende da percepção que os outros têm de nós. Assim, o nosso valor intrínseco de nada serve se não for percebido pelos outros, ou seja, se não tiver valor de mercado.

E aquilo que eu acho é que os cientistas não são preparados na sua formação de base a pensar na sua actividade como algo marketizável, ou seja, que merece ser alvo de divulgação, que pode ser objecto de uma estratégia de comunicação, que pode ser imaginada em termos de públicos alvo e “imagem de marca”, ganhando um sex-appeal que desmistifique as ideias feitas sobre a inacessibilidade da ciência.

Assim, o desafio provocatório que deixei ao Cláudio foi o de começar a pensar como um “marketeer” e a espalhar essa atitude pelos seus pares da comunidade científica.

Tive hoje a grata notícia de perceber que a provocação resultou: o Cláudio participou ontem num programa de rádio – ‘Prova Oral’, na Antena 3 – na rubrica speed dating com cientistas’, onde, em conjunto com mais três colegas, nos proporcionou uma peça notável de conversa descontraída e pura divulgação sobre a ciência e o dia-a-dia dos cientistas.

Deixo-vos aqui essa peça fantástica, que vale a pena ouvir, e que confirma que o talento não é de facto exclusivo dos gestores:

Entrevista \’speed dating com cientistas\’

Para além desta peça radiofónica, não percam amanhã (5ª feira) uma peça com eles no Telejornal da RTP1! 

 

Aproveito ainda para incitar-vos a aparecerem na Tenda do CCB na próxima 6ª feira, das 14h às 24h: entrada grátis, com actividades para todos os gostos, incluindo o  ‘speed dating com cientistas’!

Para mais detalhes consultem o site Noite dos Investigadores e não percam o blog sobre ciência que lá está instalado. Uma delícia 😉 

Enjoy it 🙂

Advertisements

3 thoughts on “Ciência e marketing: um casamento feliz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s