Este post nasce mais uma vez de uma peça de leitura imperdível na Executive Digest deste mês.

Neste caso é mais um artigo do Ricardo Vargas, partner da TMI Portugal, intitulado “Os últimos gestores marxistas“.

Neste delicioso artigo, Ricardo Vargas foca um aspecto que refiro frequentemente na minha actividade de “evangelização” sobre a gestão do talento nos últimos anos: o facto do sonho marxista se ter cumprido em pleno seio da sociedade (pós) capitalista!

Deixem-me explicar: o advento da economia do conhecimento fez com que a vantagem competitiva das organizações resida apenas em dois factores essenciais:

  • a inovação – permanente, por força do efeito da imitação;
  • a relação – com clientes, fornecedores, colaboradores, reforçando os laços de confiança e as intenções de compra e recompra;
Ora o problema destes dois factores de vantagem competitiva é que eles residem unica e exclusivamente nos indivíduos, nas pessoas. E as pessoas decidem todos os dias se o colocam ao serviço da organização ou não (cf. o meu post Genuinidade Empresarial) !
   

Assim, os factores de produção por excelência passaram para as mãos dos trabalhadores (vulgo pessoas :-P), deixando de ser propriedade dos detentores do capital (do resto do capital, o não-intelectual). 

E sem as pessoas, as organizações limitam-se a um amontoado de infra-estruturas e dinheiro que, só por si, não faz acontecer nada… um verdadeiro vazio para a gestão do talento (cf. O Efeito Laplace). 

Pelo que não faz sentido gerir as empresas achando que as pessoas são activos como os outros, assumindo que “não têm que pensar” ou que “estão sempre contra a empresa”. 

Estes apriorismos, tipicamente resultantes de um mindset ainda herdeiro do marxismo do século XIX, está curiosamente ainda gravado a ferro e fogo nos comportamentos de muitos dos gestores que hoje se proclamam profundamente liberais 

… dá que pensar, não é? 😉

 

Advertisements

5 thoughts on “Marx e o talento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s