Comprei um livro que me tinha sido recomendado por um amigo aqui há um par de meses.

Revelou-se uma surpresa melhor do que a encomenda: chama-se “Quatro Horas Por Semana”, escrito por Tim Ferriss, e vem revolucionar completamente a nossa noção de sucesso e empreendedorismo.

Esta obra é uma pedrada no charco porque faz com que a ética protestante do trabalho deixe de ser um fim em si mesmo (como hoje vulgarmente é na nossa matriz de valorização social) para passar a ser um meio para alcançar a felicidade, como foi aliás originalmente concebida por Calvino e por Lutero.

O racional é simples: o trabalho continua a ser o veículo para alcançarmos a felicidade, numa acepção do ser humano que passa pela sua capacidade de realização como factor de afirmação pessoal e valorização social. Todavia, o trabalho não é um fim em si mesmo que, cegamente, se defina qualitativamente apenas pelo volume.

O trabalho vale não pelo esforço mas sim pelos resultados, como qualquer bom empreendedor sabe. Logo, o que o autor propõe é que o trabalho seja optimizado pela inteligência de potenciar os talentos em vez de ser exaurido pelo esforço de tranformar as fraquezas em capacidades meramente sofríveis.

Assim, a optimização de resultados passa pelo focus nos nossos talentos, que serão os verdadeiros factores diferenciadores e as alavancas de vantagem competitiva de cada um de nós.

Para ilustrar esta filosofia, o autor dá vários exemplos de negócios possíveis que cada um de nós poderia lançar, e que fariam com que, trabalhando apenas 4 horas por semana, maximizássemos exponencialmente os nossos rendimentos.

No mínimo, uma leitura sedutora 🙂

4 thoughts on “4 Horas por Semana…

  1. Excelente blog trabalho.
    Escrevi um artigo sobre Tim Ferris no meu Blog http://www.alessandrolifecoach.com onde apenas falo de forma resumida e postei um video de Tim Ferris no programa Ted Talks, muito bom e que vale a pena.

    Acredito que com a expansão crescente da net, muitas pessoas podem fazer o seu próprio marketing pessoal criando Blogs e sites.

    Acredito que até pessoas que tenham algum hobby ou paixão de que gostam muito, podem rentabilizar isso através de sites/blogs. Tim Ferris fala sobre isso e Gary Vaynerchuck, em seu livro “VAI FUNDO- O guru das mídias sociais ensina a ganhar dinheiro fazendo o que você gosta”

    Caso alguém queira, lançei um site que explica como fazer isso. Pode-se fazer um download gratuito de alguns capítulos do E-book lá.
    site: http://www.minisitesquevendem.com

    Como gostei de seu Blog, vou divulgá-lo em um artigo no meu também!

    Grande abraço e sucesso!

  2. Não li o livro, ainda, mas fui recomendada, o que pesquisei e pelos comentários fiquei com a curiosidade aguçada e quero urgentemente ler.
    Abraços.
    Vone

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s