Este é um tema que me é muito caro.

A minha área de investigação é a inteligência e a criatividade, e nunca imaginei encontrar na Psicologia tantas perguntas e respostas ligadas às nossas perplexidades sobre a Economia.

Uma das coisas que mais me impressionou nos estudos que fiz foi a profunda distância que vai entre o que ensinamos aos nossos filhos e aquilo que eles vão precisar para construir o futuro.

Na escola, os nossos filhos são ensinados a obedecer, a estar em conformidade, a encaixar no padrão.

Raramente aprendem a pensar pela sua cabeça, a questionar o que lhes é dito, a saber fazer perguntas (de preferência inteligentes).

Na escola, os nossos filhos aprendem a resolver problemas bem definidos, sobre os quais têm toda a informação necessária, e para os quais só há uma resposta certa.

Raramente são preparados para enfrentar o que a vida real lhes vai proporcionar: problemas mal definidos, sobre os quais não têm toda a informação e para os quais há mais do que uma resposta certa.

Fora a particularidade de que são treinados exclusivamente para competir individualmente (senão vejamos o tipo de avaliação que têm) e nunca desenvolvem competências de cooperação e partilha.

Para além disso, é-lhes criada a ideia de que devem ter um emprego (estável, certinho, socialmente aceite), em vez de se prepararem para definirem uma missão de vida, um propósito, uma ideia mobilizadora, um projecto.

Como podemos construir o futuro dum país sem cultivarmos o gosto pela inovação e a fome de empreendedorismo?

Esta responsabilidade não é só das escolas… é também de todos os pais, todos os dias.

Pensei muito nisto quando tive de escolher a escola para onde iam os meus filhos. Espero nunca me esquecer de fazer esta reflexão, todos os dias, quando os educo na correria do nosso quotidiano.

Convido-vos a assistir a uma conferência dada por Sir Ken Robinson, nas famosas TEDtalks. De uma forma simples, tocante e fascinante, somos levados a reflectir para o que estamos a educar os nossos filhos.

Enjoy it 🙂

3 thoughts on “Estamos a educar funcionários ou empreendedores?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s